pacto atende alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I

Seme Picos reúne professores na III Formação do Pnaic

CCOM / segunda-feira, 5 junho , 2017

Foto: Gilciene Monteiro

A Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado (03), o III Seminário de troca de experiências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Com o tema “Vamos juntos Alfabetizar”, o evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí e contou com a participação de cerca de 200 professores e orientadores do programa. O que foi trabalhado pelos profissionais da educação, em sala de aula, no ano de 2016, foi apresentado durante o seminário. Na ocasião houve a entrega dos certificados do ciclo 2015.

O aspecto mais relevante é justamente essa formação continuada com os professores, diretores. Hoje podemos perceber uma mudança nas salas de aula e principalmente na forma de ensinar. Elas estão mais alegres e mais coloridas. Com essa mudança na avaliação nós percebemos que a escola como um todo foi contemplada, pois passou a ter um novo olhar para o desenvolvimento do educando. Isso é muito gratificante para nós”. Frisou a Coordenadora do Ensino Infantil e Orientadora do Pnaic, Edvânia Barros.

O pacto atende alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I. Para a Secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, todo esse trabalho é resultado de muito esforço. “O aluno é a razão principal do empenho de cada professor. Já são quase 4 anos que o programa foi implantado em nossa cidade e nós temos alcançado conquistas importantes no nosso município e isso é resultado de muita dedicação”. Citou.

O Pnaic é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual, e municipal e tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental I.

O objetivo é garantir que toda criança seja alfabetizada até o final do ciclo, ou seja, até os oito anos de idade, para isso o PNAIC tem toda uma estruturação organizacional de formação continuada, material didático, avaliação e etc, que garante apoio tanto aos orientadores quanto aos professores que atuam em sala de aula”. Ressaltou a Diretora de escola, Glauciene Monteiro.

Certificação ciclo 2015

Desempenho no Ideb

O município trabalha as disciplinas de Português, Matemática, Ciências e Artes.O programa foi implantado em Picos no ano de 2013 e vem apresentando resultados positivos. Com os trabalhos desenvolvidos em 2015 o Pnaic alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.6.