O objetivo é alertar a população sobre a importância de preservar a água em nosso município.

Seme Picos vai ás ruas no Dia Mundial da Água

CCOM / terça-feira, 22 março , 2016

Alunos da Creche Municipal

Em comemoração ao Dia Mundial da Água membros das pastorais da Diocese de Picos, Cáritas Diocesana, Fetag, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação participaram, na manhã de hoje (22), de uma caminhada em alguns bairros da cidade. O objetivo é alertar a população sobre a importância de preservar o recurso.

A concentração começou logo nas primeiras horas do dia, ás 07:00h da manhã ás margens do Rio Guaribas, no Bairro Boa Vista. Os participantes percorreram algumas ruas da cidade e seguiram em direção ao Prédio Dorotea Cristo de Oliveira, onde funciona a Creche Municipal.

Os pequenos da Creche Municipal

Durante o evento foram distribuídos panfletos contendo informações sobre a água. Os pequenos da Creche aprenderam desde cedo a lição.

“Nós, enquanto Secretaria Municipal de Educação, estamos preocupados com a constante falta de água em nosso país. A Seme Picos está com um projeto nas escolas que promete conscientizar nossas crianças e nossos jovens sobre o uso racional do recurso. É preciso educar desde pequeno. Se todos nós nos empenharmos podemos salvar o meio em que vivemos”. Lembrou Rosilene Monteiro, Secretária Municipal de Educação.

A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, poços, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). O recurso é armazenado em reservatórios e depois enviado para tanques e caixas d’água de casas e edifícios.

Apesar da importância da água muitas pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

Nas escolas

Os Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação estão desenvolvendo um projeto unificado com as escolas da Rede Municipal de Ensino que visa conscientizar toda a classe educacional, alunos, professores coordenadores e funcionários da Seme, sobre como preservar e economizar o recurso.

O projeto vai ser apresentado durante a semana do Meio Ambiente que está prevista para acontecer em junho deste ano.

A água no Brasil

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional.

A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume de água do rio Amazonas é o maior de todos os rios do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta.