Outubro Rosa

Unidades de saúde de Picos seguem com atividades do outubro rosa

CCOM / sábado, 7 novembro , 2015

Unidade Básica de Saúde Vicente Baldoino, bairro junco.

Unidade Básica de Saúde Vicente Baldoino, bairro junco.

O mês de outubro já acabou, mas a campanha Outubro Rosa segue a pleno vapor buscando a conscientização e a prevenção em Picos.  Com a proposta de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a campanha Outubro Rosa foi realizada na unidade Básica de Saúde Vicente Baldoino I, localizada no bairro junco. As ações envolveram palestras, orientações, solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos e lanches.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da saúde da mulher, enfermeira Elvira Marques. Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Lorena Rodrigues, as atividades foram desenvolvidas em parceira com a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF 1ª.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio

“Devido a agenda muito lotada da coordenação de saúde da mulher, nós tivemos que deixar a nossa data para o mês de novembro, nós organizamos o outubro onde ofertamos a solicitação de mamografia, atividade educativa, momento lúdico com lanches e distribuição de lembrancinhas para tentar cativar essas mulheres para que elas se toquem e que saibam realmente conhecer seu corpo, pois agente sabe que a prevenção primária é a mulher quem descobre sua própria doença”, disse a enfermeira responsável pela UBS, Lorena Rodrigues,

Residência da agente comunitária de saúde, Anara Barros.

Residência da agente comunitária de saúde, Anara Barros.

Já, na quinta-feira (05), dezenas de mulheres participaram das atividades realizadas no bairro morada nova. A agente comunitária de saúde, Anara Barros, promoveu palestra com informações e orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, roda de conversa e  lanches. A palestra foi ministrada pela enfermeira Sery Nelli, da unidade de Saúde Belinha Nunes. Ela conversou com o público sobre os tipos de tumor que acometem mulheres e homens, pois o câncer de mama também atinge o gênero masculino.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio