Semana do Trânsito

Ações educativas e de saúde marcam abertura oficial da Semana do Trânsito de Picos 2021

Dentre as atividades realizadas, a ação contou com distribuição de panfletos, orientações a pedestres e condutores, além da realização de serviços saúde.

Secretaria de Trânsito realizará orientações e proporcionará segurança durante período carnavalesco (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / segunda-feira, 20 setembro , 2021

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, promoveu nesta segunda-feira, 20 de setembro, a abertura oficial da Semana de Trânsito de Picos 2021. A ação inicial foi realizada na Praça Félix Pacheco e se estenderá no decorrer da semana, precisamente até o dia 24.

Secretário de Trânsito, Cristiano Portela, orientando os condutores de veículos (Foto: Isael Pereira)

De acordo com o Secretário de Trânsito e Transporte, Cristiano Portela, a ação visa promover campanhas educativas com o intuito de orientar e educar, tanto os pedestres quanto os condutores de veículos, ao invés de estar punindo-os com multas.

“Não fazemos blitz para multar os condutores, fazemos blitz para educar, isso já é uma determinação do nosso prefeito e da Secretaria, para que possamos estar cada vez mais juntos com nossos condutores e passar ensinamentos da educação no trânsito para eles”, disse o Secretário.

Cristiano Portela, Secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (Foto: Isael Pereira)

A Semana do Trânsito de Picos está sendo idealizada em parceria com a Secretaria de Saúde e Sest Senat. Na ocasião, alguns serviços de saúde estão sendo ofertados a população. Andreolly Mark, Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, comenta que estão sendo ofertados a população serviços de triagem como aferição de pressão e temperatura.

“Vamos pegar os dados da população, nome cartão do SUS, CPF, endereço, idade, e vermos como está a saúde das pessoas relacionadas a hipertensão arterial. Estamos oferecendo serviços de aferição de pressão arterial e temperatura. Vamos acompanhar o andamento dessa campanha durante os três dias de ações”, disse Andreolly Mark.

Andreolly Mark, Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo (Foto: Wesley Monteiro)

Além dos serviços citados, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento CTA, esteve coletando material sanguíneo de populares, para realizar exames de HIV, Sífilis e Hepatite.

Serviços de saúde foram ofertados a população (Foto: Isael Pereira)

A ação de abertura contou com a participação e colaboração do Sest Senat, unidade de Picos. Segundo informações do Coordenador de Promoção Social, Layon Feitosa, a parceria entre o Sest Senat e a STTRAM já acontece há um tempo, e especificamente em relação à Semana de Trânsito, o Sest Senat acompanhará com ações e suporte necessário.

“Estamos levando a população, serviços de saúde e orientação sobre o trânsito, através de uma equipe formada por fisioterapeuta, nutricionista e odontólogos. Estamos abordando sobre saúde da coluna, saúde bucal, orientação sobre nutrição e uma saúde mais em dia. Também estamos com orientação sobre curso de qualificação, tanto para mototaxista, quanto condutores de veículos de grande porte, cargas, passageiros, e a comunidade em geral sobre os nossos cursos online”, finalizou Layon Feitosa.

Coordenador de Promoção Social do Sest Senat de Picos, Layon Feitosa (Foto: Isael Pereira)

Programação

A programação da Semana do Trânsito de Picos tem continuidade ao decorrer da semana. Na próxima quinta-feira (23), será promovida uma ação educativa em parceria com o Sest Senat, a ser realizada pela manhã no bairro Junco, próximo à sede do Sest Senat. No dia seguinte, 24 de setembro, as atividades serão realizadas na Praça Josino Ferreira, a partir das 08:00h. A atividade contará com diversas ações de orientação e educativas, além da oferta de serviços de saúde.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!