Prefeitura de Picos elabora projeto Bicicletário

CCOM / quinta-feira, 21 março , 2019

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está elaborando projeto que vai distribuir bicicletas para uso público, os chamados Bicicletários.

Prefeitura de Picos

De início, serão pelo menos vinte bicicletas, divididas entre a Avenida Severo Eulálio e a Avenida Beira Rio. Segundo o secretário Edilberto Cirilo, para o utilização das bicicletas, é necessário que o usuário se habilite por meio de cadastro junto à secretaria de trânsito local.

Como vai ser

A pessoa chega no bicicletário,  pega o veículo para uso. Será estabelecido um tempo para cada bicicleta, sendo que ao término do passeio, o usuário a devolve no mesmo local que encontrou.

“Nós vamos cadastrar as pessoas que queiram utilizar as nossas bicicletas. Essa medida é para evitar qualquer tipo de problema e nós mantermos o controle”, explica.

Para o secretário, o referido projeto sugere dois grandes propósitos básicos, onde um deles é o fator econômico, pois diante de dificuldades econômicas, muitas pessoas não têm condições financeiras para obter uma bicicleta. Está implícito também o fator saúde, este, busca promover práticas saudáveis junto aos praticantes.

“Pois é. Tem gente que não tem dinheiro para comprar uma bicicleta e nós vamos emprestar. Tem também o fator saúde, pois andar de bicicleta é um exercício excelente para a saúde do usuário. É uma via de mão-dupla”, comenta Edilberto Cirilo.

O referido projeto também quer diminuir o uso de carros em locais onde pessoas fazem caminhada, como é o caso das avenidas como a Beira Rio e Severo Eulálio.

O Bicicletário de Picos ainda está em fase de elaboração do projeto e da licitação, onde serão estipulados os valores dos referidos veículos.