A referida campanha foi aprovada pela Câmara Municipal por meio de um Projeto de Lei, e objetiva, na sua essência, a orientação, a educação e a conscientização dos condutores de veículos, pedestres e sociedade em geral, acerca de um ambiente de trânsito saudável para todos
Roberto Oliveira / CCOM / quinta-feira, 8 fevereiro , 2024
A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, finalizou, na manhã desta quinta-feira, 08, as ações alusivas à I Semana Municipal do Trânsito. A referida campanha foi aprovada pela Câmara Municipal por meio de um Projeto de Lei, e objetiva, na sua essência, a orientação, a educação e a conscientização dos condutores de veículos, pedestres e sociedade em geral, acerca de um ambiente de trânsito saudável (seguro) para todos. O Secretário Cristiano Portela, comenta sobre a relevância de se educar o cidadão sobre tal temática.
“Estamos fazendo campanhas educativas, para que as pessoas possam aprender a cumprir a legislação de forma educativa. Estamos chamando condutores, pedestres e sociedade em geral para que eles possam cumprir a legislação em Picos. O nosso objetivo é manter essa união para educar todos, para que tenhamos um trânsito seguro para a nossa cidade”, pontua o gestor.
A motorista profissional Claudina Feitosa Silva é da cidade de Geminiano. Ela participou das ações como teste de glicemia, avaliação de pressão arterial, entre outras, ambas oferecidas na manhã desta quinta-feira, e avaliou que a educação no trânsito é benéfico para o conjunto social de forma ampla.
“É muito importante, pois nesse momento, testamos a glicemia e podemos ver como estamos de saúde. E como ato educacional no trânsito, é fundamental para todos”, pondera.
Parcerias
A I Semana Municipal de Trânsito teve início no último dia 05 deste mês. Durante quatro dias, sua programação voltou-se justamente para educação e orientação junto aos agentes sociais, no caso específico de taxistas, mototaxistas e condutores em geral, assim como pedestres. Sendo assim, agentes de trânsito locais, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal, realizaram palestras educativas em escolas e entidades diversas. O inspetor da PRF, Mateus Gomes, em suas palavras, coloca que o foco na educação do trânsito se faz necessária, tendo em vista a segurança viária para o conjunto social.
“É um evento com parceria de diversas instituições. A ideia é que consigamos, nas próximas semanas de trânsito vindouras, termos eventos cada vez maiores e com grande participação do público”, comenta.
Durante as ações da I Semana Municipal do Trânsito de Picos, serviços de saúde foram ofertados ao público, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. O Sest Senat, unidade de Picos, participou com sua equipe. O Coordenador da entidade no município, Layon Feitosa, analisa que as parcerias firmadas, na busca pelo comum, são salutares a longo prazo.
“A ideia dessa campanha é a conscientização de condutores e futuros condutores, para que a gente possa gerar um transito seguro. Tais parcerias são fundamentais a logo prazo”, destaca.
Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SMAU) esteve presente. A Coordenadora de Enfermagem do órgão em Picos, Edilse Leão, avalia que o trabalho em parceria entre os órgãos de trânsito, pode melhorar o acesso daqueles que estão no dia-a-dia, sobretudo os serviços que prestam assistência direta para população, como é o caso do SAMU.
“Essa parceria é de suma importância, porque o SAMU, trabalhando com a Secretaria Municipal de Trânsito e a PRF. Nós temos que evidenciar a questão da educação no trânsito. Se a gente trabalhar mais essa educação, com certeza até o SAMU trabalharia menos. Então, se a gente educar a população a andar corretamente, conduzir corretamente, evitaria mais chamados do SAMU e evitaria menos mortes e acidentes”, pondera.
Alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, também participaram da culminância da I Semana Municipal do Trânsito de Picos. O estudante Lorran Cipriano de Sousa, atestou que o ato em si, serve de aprendizado para sua vida profissional, além de contribuir para um trânsito local seguro.
“Além de atuar na prevenção de doenças, também contribuímos na prevenção de acidentes no transito, nós estamos compondo a nossa grade curricular, nós ensinamos e aprendemos, complementando a sala de aula”, explica.
Órgãos participantes das ações de encerramento da I Semana Municipal do Trânsito de Picos: Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Saúde, SAMU e Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat e Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. As ações desta manhã de quinta-feira, aconteceu na Praça Félix Pacheco.
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
Veja mais imagens!
Ouças as entrevitas!