I Semana Municipal do Trânsito de Picos

Prefeitura de Picos realiza ações de encerramento da I Semana Municipal do Trânsito de Picos

A referida campanha foi aprovada pela Câmara Municipal por meio de um Projeto de Lei, e objetiva, na sua essência, a orientação, a educação e a conscientização dos condutores de veículos, pedestres e sociedade em geral, acerca de um ambiente de trânsito saudável para todos

/ CCOM / quinta-feira, 8 fevereiro , 2024

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, finalizou, na manhã desta quinta-feira, 08, as ações alusivas à I Semana Municipal do Trânsito. A referida campanha foi aprovada pela Câmara Municipal por meio de um Projeto de Lei, e objetiva, na sua essência, a orientação, a educação e a conscientização dos condutores de veículos, pedestres e sociedade em geral, acerca de um ambiente de trânsito saudável (seguro) para todos. O Secretário Cristiano Portela, comenta sobre a relevância de se educar o cidadão sobre tal temática.

Secretário de Trânsito, Cristiano Portela – Foto – Roberto oliveira

“Estamos fazendo campanhas educativas, para que as pessoas possam aprender a cumprir a legislação de forma educativa. Estamos chamando condutores, pedestres e sociedade em geral para que eles possam cumprir a legislação em Picos. O nosso objetivo é manter essa união para educar todos, para que tenhamos um trânsito seguro para a nossa cidade”, pontua o gestor.

A motorista profissional Claudina Feitosa Silva é da cidade de Geminiano. Ela participou das ações como teste de glicemia, avaliação de pressão arterial, entre outras, ambas oferecidas na manhã desta quinta-feira, e avaliou que a educação no trânsito é benéfico para o conjunto social de forma ampla.

Claudina Feitosa Silva – Foto – Roberto Oliveira

“É muito importante, pois nesse momento, testamos a glicemia e podemos ver como estamos de saúde. E como ato educacional no trânsito, é fundamental para todos”, pondera.

Parcerias

A I Semana Municipal de Trânsito teve início no último dia 05 deste mês. Durante quatro dias, sua programação voltou-se justamente para educação e orientação junto aos agentes sociais, no caso específico de taxistas, mototaxistas e condutores em geral, assim como pedestres. Sendo assim, agentes de trânsito locais, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal, realizaram palestras educativas em escolas e entidades diversas. O inspetor da PRF, Mateus Gomes, em suas palavras, coloca que o foco na educação do trânsito se faz necessária, tendo em vista a segurança viária para o conjunto social.

Mateus Gomes, inspetor da PRF – Foto – Roberto Oliveira

“É um evento com parceria de diversas instituições. A ideia é que consigamos, nas próximas semanas de trânsito vindouras, termos eventos cada vez maiores e com grande participação do público”, comenta.

Durante as ações da I Semana Municipal do Trânsito de Picos, serviços de saúde foram ofertados ao público, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. O Sest Senat, unidade de Picos, participou com sua equipe. O Coordenador da entidade no município, Layon Feitosa, analisa que as parcerias firmadas, na busca pelo comum, são salutares a longo prazo.

Layon Feitosa, coordenador Sest/Senat, Picos – Foto – Roberto Oliveira

“A ideia dessa campanha é a conscientização de condutores e futuros condutores, para que a gente possa gerar um transito seguro. Tais parcerias são fundamentais a logo prazo”, destaca.

Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SMAU) esteve presente. A Coordenadora de Enfermagem do órgão em Picos, Edilse Leão, avalia que o trabalho em parceria entre os órgãos de trânsito, pode melhorar o acesso daqueles que estão no dia-a-dia, sobretudo os serviços que prestam assistência direta para população, como é o caso do SAMU.

Edilse Leão, coordenadora de enfermagem do SAMU – Picos – Foto – Roberto Oliveira

“Essa parceria é de suma importância, porque o SAMU, trabalhando com a Secretaria Municipal de Trânsito e a PRF. Nós temos que evidenciar a questão da educação no trânsito. Se a gente trabalhar mais essa educação, com certeza até o SAMU trabalharia menos. Então, se a gente educar a população a andar corretamente, conduzir corretamente, evitaria mais chamados do SAMU e evitaria menos mortes e acidentes”, pondera.

Alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, também participaram da culminância da I Semana Municipal do Trânsito de Picos. O estudante Lorran Cipriano de Sousa, atestou que o ato em si, serve de aprendizado para sua vida profissional, além de contribuir para um trânsito local seguro.

Lorran Cipriano de Sousa, estudante de enfermagem – Foto – Roberto Oliveira

“Além de atuar na prevenção de doenças, também contribuímos na prevenção de acidentes no transito, nós estamos compondo a nossa grade curricular, nós ensinamos e aprendemos, complementando a sala de aula”, explica.

Órgãos participantes das ações de encerramento da I Semana Municipal do Trânsito de Picos: Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Saúde, SAMU e Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat e Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. As ações desta manhã de quinta-feira, aconteceu na Praça Félix Pacheco.

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Veja mais imagens!

Ouças as entrevitas!