Novo sistema

Secretaria de Trânsito anuncia implantação do sistema Talonário Eletrônico de Multas

CCOM / quinta-feira, 25 abril , 2019

 

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos está implantado sistema automatizado de autuação no município, o Sistema Talonário de Multas. O novo modelo, já existente em várias partes do País, chega a Picos para auxiliar os agentes de trânsito no combate a irregularidades inerentes ao trânsito, entre outros serviços.

 

Agentes de trânsito recebem capacitação

 

Agentes de trânsito recebem capacitação

 

“Esse sistema nos traz modernidade no sentido de notificações e também na questão da segurança, ou seja, quanto às notificações, no momento de lavrarmos um laudo, o sistema já nos informa as características do veículo autuado. Já no que tange à segurança, nossos agentes terão suporte adequado, pois evita algum tipo de falha”, explica Raimundo Nonato, supervisor de trânsito de Picos.

 

Agentes de trânsito recebem capacitação

 

Por meio desse novo sistema, os agentes de trânsito terão acesso imediato a dados veiculares e pessoais dos condutores junto a órgãos específicos, tais como o Detran, por exemplo. Tal ferramenta distribui dados sobe furto ou roubo de veículos, informações necessárias aos agentes quando da sua prática diária.

O sistema

O Talão Eletrônico de Multas é um sistema equipamento portátil para registro de infrações de trânsito. Com ele, o agente substitui o bloco de papel e a caneta esferográfica por um aparelho portátil que agiliza o processo de preenchimento com eficácia e segurança.

 

Técnico passa informações aos agentes

 

As informações são cadastradas de modo rápido e seguro, impedindo adulterações. Além disso, a imagem registrada pode ser utilizada para comprovação da ocorrência, mostrando a transparência da atuação do órgão.

Totalmente informatizado, permite consultar o cadastro de veículos e condutores com irregularidades, como o não pagamento de taxas e tributos e a proibição para trafegar. As blitzen são mais eficazes, pois é possível notificar imediatamente o infrator e imprimir o Auto de Infração com sua assinatura.

O sistema já é utilizado em Teresina. A cidade de Picos é a primeira cidade a implantar o sistema após a capital. De acordo com a supervisora de trânsito picoense, Perciliana Miranda, além do ganho real de tempo na aplicação da multas aos condutores infratores, o sistema também propõe a geração de um banco de dados gerais sobre proprietários e veículos, entre outros.

“O banco de dados gerado pelo sistema nos dá ainda a opção de números, ou seja, a partir de informações adquiridas, poderemos montar um acervo estatístico de acidentes, de furto e roubo ocorridos na cidade. Essa estatística será muito benéfica para a própria sociedade. É uma ferramenta muito valiosa para nosso trabalho”, assegura a supervisora.

Capacitação

Para que o sistema seja implantado no município picoense, se faz necessário treinamento específico dos agentes de trânsito local dada a extensão técnica do sistema. Para tanto, a secretaria de trânsito está capacitando seus agentes para a devida função diária na cidade. São dois dias de treinamento o qual teve início hoje com término para amanhã.

 

Necessário treinamento específico dos agentes de trânsito local

 

“Esse treinamento é necessário. Nós teremos meios que nos auxiliarão de forma efetiva na condução do nosso ofício diário. É importante dizer ainda que quando emitirmos um laudo de infração, o sistema Talonado de Multas nos dará todo o arcabouço comprobatório daquela infração, evitando qualquer tipo de discussão ou mesmo falhas humanas”, assevera Adam Sales, agente de trânsito local.