Coronavírus

Secretário fala da suspensão do transporte de passageiros em motáxi e o passe livre do idoso

CCOM / quarta-feira, 25 março , 2020

Roberto Oliveira

Novo decreto expedido pelo prefeito Pe. Walmir Lima, suspendeu os serviços de passageiros para mototaxistas e também o passe livre para idosos e pessoas com necessidades especiais. Segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana local, Edilberto Cirilo, a intenção é manter a segurança e integridade das pessoas, assim como assegurar as normas de saúde em vigência em combate à epidemia do Coronavírus.

“Os mototaxistas podem trabalhar como Delivery e encomendas, mas com o transporte de passageiros ele está proibido enquanto valer o decreto. Nesse momento, todo tipo de prevenção que se puder fazer, tem que se fazer, e cuidar para que não tenhamos pandemia em Picos”, esclarece o gestor.

Suspensão do transporte de passageiros para mototáxistas

Fica suspenso o serviço de mototáxi no Município de Picos-PI, enquanto durar os efeitos da quarentena prevista no Art. 2º deste Decreto, autorizando apenas o serviço de mototáxi para atendimento das operações de Delivery.

Suspensão do passe livre do idoso

Fica suspenso o benefício do passe livre para pessoas com deficiência, pessoas de baixa renda e para pessoas idosas, referente ao uso do transporte público municipal, tendo em vista que principalmente estes últimos estarem inseridos no grupo de maior risco, já definido pelos órgãos de saúde federais, estaduais e municipais, necessitando permanecer em isolamento social.

Segundo comenta Edilberto Cirilo, o idoso necessita de atenção espacial diante da iminência do Coronavírus, já que é o principal grupo de risco.

“O idoso tem que estar em casa nesse momento, e não correndo nenhum risco nas ruas. Por esse motivo, está suspenso o passe livre para este público em transporte público coletivo a partir de hoje. São medidas duras, mas são preventivas”, alerta.

As suspensões estão em vigor a partir de hoje e por tempo indeterminado em todo o município picoense.