Nota explicativa

STTRAM emite nota sobre logística de emissão da documentação de licenciamento de veículos

A logística de emissão desta documentação ocorre pelo sistema do DETRAN-PI, no qual o STTRAM está sem acesso.

Sede da Prefeitura Municipal de Picos (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / segunda-feira, 14 março , 2022

NOTA EXPLICATIVA

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, (STTRAM) informa que desde a data de 06 de dezembro de 2021 não possui mais o acesso ao sistema do DETRAN-PI, e é através desse sistema que a STTRAM, penaliza multas autuadas, direciona pontuação de multas para o real infrator, executa a baixa de multas pagas e dá entrada em recursos de infrações, cujos proprietários de veículos ou condutores consideram pertinentes.

Todas essas medidas são fundamentais para viabilizar a emissão da documentação de licenciamento do veículo, desta forma a Secretaria de Trânsito de Picos, vem desde dezembro de 2021, solicitando o retorno do acesso e regularização do funcionamento do sistema DETRAN-PI para que possamos atender com eficiência tanto a comunidade picoense quanto os demais cidadãos que buscam nosso órgão.

Ainda destacamos que em 25 de fevereiro de 2022, o DETRAN-PI disponibilizou o acesso a sua nova plataforma. Porém, não forneceu para os servidores da STTRAM de Picos nenhuma informação sobre como utilizar a plataforma e executar as rotinas necessárias. A fim de resolver essa situação, em 09 de março de 2022, representantes da Secretaria de Trânsito, participaram de uma reunião realizada em Teresina pelo DETRAN-PI, com a finalidade de receber informações de como utilizar o novo sistema. Segundo o órgão, 75% das informações estão no sistema antigo e a transferência se dará de forma contínua, mas ocorrerá lentamente.

Preocupados com esta situação que ocasiona dificuldades para todos os proprietários de veículos e usuários do sistema de trânsito, a STTRAM reitera o compromisso com a população picoense e informa que continuarão cobrando soluções rápidas e completas ao órgão Estadual de Trânsito.