Decreto

Prefeitura de Picos emite novo decreto com medidas preventivas ao Coronavírus

CCOM / quarta-feira, 18 março , 2020

Por: Kelly Lorenna

A Prefeitura Municipal de Picos emitiu novo decreto com medidas preventivas mais específicas ao Coronavírus, após reunião na manhã desta quarta-feira (18).

Reunião sobre novas medidas preventivas ao Coronavírus.

Coletiva de imprensa sobre as novas medidas adotadas no decreto.

Na reunião estiveram presentes o Procurador do Município Maycon Luz, a Diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) Maria Santana, o Secretário Municipal de Saúde Júnior Santos, o Diretor Técnico Pascoal Gomes e o Prefeito Pe. Walmir Lima.

O Diretor Técnico do CIEM, Pascoal Gomes, explica a necessidade de adotar novas medidas.

“A Secretaria de Saúde de Picos foi a primeira a implantar o Plano de Contingência Municipal e ele tem várias atividades, principalmente a capacitação, e nós já capacitamos enfermeiros e outros profissionais de saúde, além de discutir com o Hospital Regional Justino Luz sobre o fluxo de atendimento aos pacientes de Picos e regiões vizinhas”, frisa.

O Diretor Técnico do CIEM ainda fala sobre a proliferação das fak news.

“A Secretaria já elaborou um material educativo através dos podcasts e dentro do Plano de Contingência foi pontuado o conceito das fake news, há muita informação e as vezes elas se desencontram, induzindo a população a tomar medidas sem embasamento científico”, explica.

O Secretário Municipal de Saúde comenta sobre a expectativa das novas medidas.

“Hoje nós estamos tomando mais medidas de prevenção, proibindo algumas coisas na cidade para que a gente consiga achatar essa curva ascendente de proliferação do vírus”, destaca o secretário.

O Prefeito Pe. Walmir Lima fala que além da questão financeira com insumos, há outras preocupações.

“Outra preocupação importante é o caos que pode causar nos hospitais e no sistema como um todo, pois não vai ter espaço para todo mundo, então nesse momento o mais importante é cada um se prevenir, é o cuidado, o isolamento, pois é isso que vai impedir que ela se prolifere”, comenta.

A reunião aconteceu na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues.

Principais medidas

• Suspender todos os procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias)
  • Suspender a marcação de consultas e exames na central de marcação
  • Suspender atividades do CIEM, CTA, PAM, CLISAM e CEO
  • Manter as atividades da Estratégias da Saúde da Família
  • Suspender atividades do NASF e academias de saúde públicas e privadas
  • Fica suspenso todo atendimento coletivo ao público nos CRAS e CREAS
  • Fica recomendado aos bares, restaurantes e lanchonetes para que seja mantido o afastamento de 1,5m entre as mesas, além do fornecimento de álcool em gel
  • Fica suspenso os estágios curriculares de todos os cursos de nível médio e superior no âmbito da Administração Municipal.
  • Ficam suspensas todas as atividades da ESF relacionadas ao alcance de metas de cadastramento e de desempenho
  • O funcionamento do setor administrativo, sistema de informação em saúde, serviço social, da farmácia e sala de vacina será conforme escala
  • Fica autorizada a liberação de servidores públicos municipais acima de 60 anos do comparecimento a suas atividades laborais junto ao órgão de lotação
  • Fica determinado o atendimento prioritário de pacientes com sintomas respiratórios, devendo ser priorizado o atendimento de idosos.

Confira as medidas do decreto