AMBULÂNCIA

Secretaria de Saúde investe em reestruturação do SAMU de Picos

CCOM / segunda-feira, 2 abril , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está investindo em melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Picos para mais qualidade na prestação de serviços à população. A reestruturação física passa por renovação na parte elétrica, com iluminação e sinalização da entrada dos veículos, adequação de locais para lavagem das ambulâncias e escoamento de água, e renovação da frota de veículos.

A reforma na sede do SAMU, localizada na Avenida Anísio da Luz, no bairro Ipueiras, inclui adequação da fossa séptica, para que a água contaminada das ambulâncias não escorra entre os esgotos, e construção de um dique, local apropriado para a limpeza dos veículos. Além disso, toda a estrutura está recebendo retoques básicos e pintura.

Reforma da sede do Samu de Picos

“O SAMU tem uma importância muito grande, não só para Picos, mas para a região. Trata-se de um serviço essencial, de atendimento de urgência e emergência, por isso, nosso investimento no que é prioridade, para atendimentos mais ágeis e eficazes. Nosso município precisa disso”, considera a secretária de Saúde Marília Gomes de Sousa Bezerra.

Outro ponto de readequação inclui a renovação da frota de veículos. Hoje, o SAMU conta com três ambulâncias, uma delas, do tipo básico, foi entregue pelo Município no último mês de fevereiro. De acordo com o coordenador de Enfermagem, Alan Alencar, há previsão de recebimento de uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA), através de um convênio com o Governo do Estado.

Nova ambulância do tipo básico

Para o coordenador, o investimento realizado pela SMS promoverá melhorias no serviço. “Tudo o que está sendo feito aqui é para melhorar o serviço, tanto na questão de adequar, conforme a recomendação do SAMU estadual e Ministério da Saúde, quanto na questão dos serviços e manutenção das nossas ambulâncias, materiais e equipamentos”, considera Alan Alencar.

O SAMU conta com duas equipes 24 horas por dia. Elas são responsáveis pelo atendimento na Unidade de Suporte Básico (USB) e na Unidade de Suporte Avançado (USA). Conforme a avaliação de gravidade do caso, o setor de Regulação, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), envia um tipo de ambulância e grupo de profissionais para prestar socorro.

A USB conta com condutor socorrista e técnico de enfermagem, enquanto a USA com condutor socorrista, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico. Além das ambulâncias, os atendimentos são realizados por um técnico de enfermagem na motolância.

“Todos os nossos veículos estão em perfeito funcionamento. Sempre que ocorre qualquer problema ou necessidade de manutenção, fazemos de forma rápida, de modo que a população não fique desassistida”, conclui o coordenador geral do serviço, Jackson de Moura Martins.

Quando chamar o SAMU 192