Prevenção

Coronavírus: isolamento social como medida de prevenção  

CCOM / terça-feira, 14 abril , 2020

Por Kelly Lorenna

Após oito decretos emitidos pela Prefeitura Municipal de Picos determinando a situação de calamidade pública devido ao novo coronavírus, a população picoense continua lotando as ruas da cidade, contrariando a medida mais eficaz de prevenção à doença: o isolamento social.

Na última semana iniciada no dia 6 de abril, registrou-se, no Centro de Picos, um fluxo intenso de pessoas, principalmente no trajeto da Avenida Getúlio Vargas.

O procurador geral do Município, Maycon Luz, fala que mesmo com a fiscalização da Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio ambiente Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, com o auxílio das Polícias Militar e Rodoviária, é difícil monitorar uma cidade grande com tantos estabelecimentos.

“A gente recebe muitas denúncias e as equipes de fiscalização ficam rodando durante o dia fazendo as rondas, identificando estabelecimentos que estão abertos de forma irregular, orientam e no caso da reincidência aplicam a multa, mas a cidade é muito grande e um ou outro acaba descumprindo”, explica Maycon Luz.

Segundo Maycon Luz, os estabelecimentos comerciais já estão sendo autuados com advertência escrita e os que descumprirem a ordem serão interditados.

Isolamento

Para o coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Vianna,  existem consequências de não se isolar socialmente. Diante do alto poder de transmissão do coronavírus e suas consequências para a sociedade, o Coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica de Picos, o isolamento social e domiciliar são medidas preventivas para bloquear a propagação do vírus.

“Tanto o isolamento social como o domiciliar não são férias, não é momento para visitar parentes ou receber visitas, é uma medida para quebrar a transmissão do vírus e quando a sociedade não cumpre essas medidas ela fica vulnerável a ele e o adoecimento é geral. Se essas medidas não forem cumpridas pela população de Picos teremos uma legião de adolescentes órfãos, pois o vírus que está circulando no Brasil está abrangendo várias faixas etárias então é importante que a sociedade entenda a importância do isolamento social, pois o vírus não irá poupar ninguém”, comenta.

Segundo ele, o isolamento social consiste em evitar aglomerações, onde o indivíduo restringe sair de casa somente para realizar atividades vitais para suprir suas necessidades, como comprar alimentos e remédios.

Já o isolamento domiciliar é quando o indivíduo apresenta sintomas de gripe e para que ele não transmita para outra pessoa é recomendado o isolamento dentro de casa, de preferência dentro de seu quarto sem contato próximo com outros familiares.