coronavírus

Saúde atualiza Plano de Contingência do Enfrentamento ao Coronavírus em Picos

CCOM / segunda-feira, 25 maio , 2020

Por Aparecida Mota

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do Município atualizou o Plano de Contingência do enfrentamento à Covid-19. A atualização traz novidades nas formas de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, manejo clínico e atendimentos de grupos prioritários.

Sede da saúde.

O Plano apresentado traz orientações frente à pandemia do Coronavírus. As medidas são válidas enquanto durar a emergência decretada pelo Estado e Município por meio do decreto Municipal 38/2020 de 18 de março de 2020 e prorrogada pelo Decreto 63/2020 de 08 de maio de 2020, com recomendações sobre as medidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19.

Fluxograma de atendimento no CIEM

O atendimento no CIEM destina-se apenas para casos leves, casos moderados a graves serão atendidos no Hospital Regional Justino Luz que é o âmbito de referência da Covid-19 na região.

Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM).

No CIEM está sendo ofertadas consultas médicas voltadas para pacientes com sintomas respiratórios e alguns exames de diagnóstico, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

No Centro de Especialidades Médicas não existe leitos hospitalares e UTI, ou seja, não há internações. Existe uma sala com quatro leitos de observação, estruturada para o atendimento de casos de emergência que possam surgir durante o atendimento ambulatorial.

Fluxograma de atendimento na atenção primária à saúde

Toda unidade básica tem um espaço destinado exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios. Nesse espaço devem ser mantidas as janelas abertas, ar condicionado desligados, porta fechada e ventilador. É garantida aos pacientes a disponibilidade de lenço ou papel toalha para a higiene nasal e álcool gel ou pia para permitir a higienização das mãos com frequência.

Foi afixado na unidade informativo sobre a obrigatoriedade do uso da máscara por todo paciente.

Esta sendo feita a recomendação aos usuários diários da unidade básica que só procurem o serviço em caso de doenças agudas ou crônicas que necessitam de consulta médica.

As consultas médicas e de enfermagem foram direcionadas a atendimentos de urgência, priorizando os casos com sintomas respiratórios.

Está sendo garantido o atendimento aos grupos de risco (Gestantes, crianças, idosos, doentes crônicos), com consultas agendadas por dia e horário, evitando aglomerações.

Os atendimentos odontológicos estão suspensos, com exceção das situações comprovadamente urgentes.

Suspensão das atividades eletivas do NASF, sendo redirecionando para ações de monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, bem como orientações a comunidade em parceria com a ESF.

Manutenção do funcionamento da sala de vacina com prioridade para a campanha  de vacinação contra a Influenza.

Todas as atividades da ESF relacionadas ao alcance de metas de cadastramento e de desempenho estão suspensas enquanto durar o Plano de Contingência de enfrentamento ao coronavírus.

Manejo Clínico

Casos leves estão sendo acompanhados e monitorados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), casos moderados a graves devem ser encaminhados ao hospital de referência.

Foi realizada uma reunião virtual com os profissionais da Atenção Primaria a Saúde (APS).

Confira plano na íntegra:

Plano de contingência 21-05-2020