TESTAGEM

Secretaria de Saúde disponibiliza 20 mil novos testes de covid-19

CCOM / quinta-feira, 22 outubro , 2020

Mayara Ferreira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, nesta quinta-feira (22), 20 mil testes de covid-19, através do Ministério da Saúde. Com isso, vai aumentar as ações de testagem da população de Picos nas próximas semanas.

Os testes são do tipo DPP COVID-19 IgG/IgM Bio-Manguinhos, com triagem qualitativa para detecção de anticorpos para covid-19 com 20 reações e estarão disponíveis no Centro Integrado e Especialidades Médicas (CIEM), que tem funcionado como principal ambulatório de atendimento a pacientes com síndromes gripais.

Segundo a secretária de Saúde Claudineya Barbosa Costa, a qualidade dos testes indicará resultados confiáveis. “Estou extremamente grata como secretária e como usuária, porque o teste é altamente confiável. Acredito que com esses testes, vamos conseguir melhorar a triagem e proporcionar o diagnóstico precoce para a população picoense”, ressalta.

Além do CIEM, outro local de testagem de covid-19 será o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mas direcionado especificamente aos profissionais de saúde.

O recebimento dos testes por parceria entre Ministério da Saúde e Fundação Osvaldo Cruz foi viabilizado pela deputada federal Marina Santos.

Outras medidas

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha no combate à covid-19 segundo o planejamento traçado no Plano Municipal de Contingência.  Os profissionais de saúde passaram por qualificações para o enfrentamento ao coronavírus.

Um dos principais pontos de atendimento de pacientes com síndromes gripais é o CIEM, que passou por uma estruturação para se adaptar aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde e melhor atender aos pacientes 24/dia, desafogando o Hospital Regional Justino Luz.

Além disso, a SMS aderiu ao Programa Busca Ativa, que utiliza os testes enviados pelo Estado para que as equipes de saúde da família possam testar a população. Esses testes são aplicados tanto nos pacientes suspeitos sintomáticos, quanto nos familiares daqueles pacientes que já foram positivados. No total são 10 Unidades Básicas de Saúde cadastradas no programa (Aerolândia, Belinha Nunes, Canto da Várzea, Cecília Neri, Ipueiras, Junco, Belo Norte, Pedrinhas, Paroquial e Boa Vista).