COLETA DE LIXO

Prefeitura orienta sobre coleta de lixo e pede colaboração da população para manter a cidade limpa

CCOM / sexta-feira, 8 junho , 2018

Por Júnior Oliveira – Estagiário

Quando andamos por uma cidade limpa, a sensação é de colhimento e bem-estar. No entanto, se a sujeira faz parte da paisagem urbana, o sentimento pode ser de desconforto e insegurança, diante de possíveis ameaças de doenças. A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos está sempre atenta e tem buscado orientar a população para o descarte de resíduos domiciliares.

Secretário de Serviços Públicos, Elisomar Carvalho, o Mazinho- Foto: Júnior Oliveira

O secretário de Serviços Públicos, Elisomar Carvalho, o Mazinho, informou que tem sido realizadas campanhas com objetivo de conscientização da população sobre a coleta de lixo da cidade.

“Já fizemos várias campanhas, mas continuamos batendo nessa tecla que a população nos ajude, inclusive, fizermos a divulgação em todos os meios de comunicação de Picos e redes sociais, a hora e dia da coleta do lixo, porque na cidade de Picos infelizmente ainda tem alguns moradores que não ajuda o poder público neste sentindo, pois alguns moradores só colocam o lixo em sua porta quando o coletor passa”, disse.

O secretário fez um apelo para que os moradores ajude o poder público no sentindo para que coloque o lixo apenas com uma hora de antecedência para que o coletor de lixo possa fazer a coleta.

Dias e horários da coleta de lixo

“Se os moradores colocar por exemplo umas três horas antes ou após a passagem do coletor, vai causar muitos transtornos nas vias públicas como por exemplo cachorro e urubu vão espalhar nas vias. Faço um apelo ao povo picoense que ajude o poder público porque sabemos que a limpeza pública não é só uma responsabilidade do município, mas de todos nós picoenses”, afirmou Mazinho.

A moradora do bairro São José, Edilsa Sousa, de 42 anos, afirmou que a Prefeitura de Picos tem feito sua parte, mas que o povo do bairro não tem colaborado de jeito nenhum.

Moradora Edilsa Sousa -Foto: Júnior Oliveira

“Eu posso dizer isso porque vejo com meus olhos, o povo joga o lixo em todo lugar aqui depois que o carro do lixo passa, aqui quando chove acumula muita água, e o povo não colabora com o lixo, o carro passa todas as semanas, então nós moradores temos que fazer a nossa parte”, disse.

Edilsa enfatizou que todas as semanas o carro do lixo passa na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira na porta das casas dos moradores e que não tem necessidade das pessoas jogarem no meio da rua. “Se fosse para multar o povo, a prefeitura ganhava muito de dinheiro com as multas, porque o povo joga lixo mesmo e joga é muito”, pontou a moradora.