SEMAM

Semana de Meio Ambiente vai discutir responsabilidade ambiental e tecnologias sustentáveis

CCOM / terça-feira, 29 maio , 2018

A Semana do Meio Ambiente será realizada nos dias 4 e 5 de junho, no pátio do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no bairro Junco. Nesta edição, o evento tem como tema “Transformando nossos hábitos, Transformamos nosso Mundo”, e vai discutir sobre responsabilidade ambiental e tecnologias sustentáveis.

Realizada pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), a  proposta da Semana é conscientizar a população sobre a prática diária de hábitos sustentáveis. O evento tem início às 8 horas do dia 4 de junho, com o credenciamento dos participantes e a abertura oficial do evento. Em seguida será realizada a palestra de abertura com o tema “Desenvolvimento Sustentável”, que será ministrada pela Professora Mestre da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Milena Almeida Vaz.

Após a primeira palestra, terá a apresentação da Startup Leaf Reciclagem. Leaf é uma plataforma voltada para pessoas interessadas nos problemas ecológicos do mundo. Ela proporciona um ambiente interativo onde os usuários lançam seus itens descartáveis e em troca recebem pontos que poderão ser trocados por itens na loja virtual. O principal objetivo do Leaf e evitar que seu lixo seja jogado na natureza, em ambientes a céu aberto ou aterros sanitários.

No dia 5, o evento terá inicio às 8 horas, com mesa redonda discutindo a temática “Responsabilidade Ambiental nas Empresas e o uso de Tecnologias Sustentáveis”. Fazem parte da mesa os palestrantes, Joaro Vieira Lima, gerente executivo da empresa JM Solar, uma empresa que apresenta soluções para a produção de energias alternativas; Luanny Emmanuelly Oliveira Pacheco Lopes, Administradora e professora do Instituto Federal do piauí (IFPI) e do SENAC; e o Consultor do SEBRAE – Projeto Sertão Empreendedor, Eliomar Nogueira.

Após a mesa redonda, acontece a divulgação dos resultados e premiação do concurso de fotografia e do concurso de reportagem, encerrando assim, a programação.

Incrições

As inscrições para a Semana do Meio Ambiente seguem até a próxima quarta-feira (30). Para participar, basta comparecer à SEMAM, na Praça Josino Ferreira para fazer a inscrição.

Concurso de Fotografia e Reportagem

As inscrições tanto para o III Concurso de Eco-fotografia como para o II Concurso de Reportagens serão encerradas também na quarta-feira (30).

O objetivo do concurso é estimular a produção fotográfica e jornalística com a temática ambiental.

Remédios Silva – estagiária