Prefeitura de Picos Realiza Escuta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

/ CCOM / terça-feira, 28 maio , 2024

Na tarde desta terça-feira, dia 28 de maio, a Câmara Municipal de Picos foi palco de uma importante escuta pública promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura com foco na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O evento reuniu artistas, produtores culturais e a comunidade local para debater e avaliar as perspectivas dessa política cultural para o município.

A escuta pública teve como objetivo principal coletar sugestões, críticas e propostas para a aplicação de recursos da PNAB em Picos. O secretário de cultura, Nícolas Carvalho destacou a importância da participação popular na construção e aprimoramento das políticas públicas culturais. “A cultura é um patrimônio do nosso povo, e é fundamental que todos tenham voz nesse processo. A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura sem dúvidas trará um alívio importante para muitos trabalhadores da cultura, precisamos continuar avançando, escutando as demandas e ajustando as ações conforme as necessidades da nossa comunidade”, afirmou o secretário.

Durante a escuta pública, foram abordados temas como a transparência na distribuição dos recursos, a inclusão de grupos culturais, a necessidade de capacitação para gestores e artistas, e a sustentabilidade dos projetos culturais a longo prazo. Participantes também destacaram a importância de um diálogo contínuo entre poder público e sociedade civil para garantir que as políticas culturais atendam efetivamente às demandas locais.

Representantes do setor cultural presentes no evento enfatizaram a relevância da PNAB para a sobrevivência de muitos projetos culturais em Picos. A escuta pública foi considerada um sucesso pelos organizadores, que se comprometeram a encaminhar as propostas levantadas durante o encontro para análise e implementação da política nacional de cultura. A prefeitura de Picos reafirmou seu compromisso com a valorização da cultura local e a continuidade de ações que promovam o desenvolvimento cultural do município.