SAÙDE DA MUlHER

Bate-papo orienta pacientes no mês de luta pela saúde da mulher

CCOM / segunda-feira, 7 maio , 2018

O mês dedicado à luta pela saúde da mulher está sendo marcado por uma programação especial promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na tarde desta segunda-feira (7), a SMS realizou rodas de conversa sobre o tema, na Clínica Integrada de Saúde da Mulher (Clisam) e na Unidade Básica de Saúde Antenor Neiva, no Centro.

Segundo a Coordenação Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, as ações têm o objetivo de chamar a atenção das  próprias mulheres para os cuidados com a saúde. “Estamos fazendo esse conjunto de atividades durante este mês, mas é importante atentar para os cuidados frequentes, porque o momento de cuidar da saúde da mulher é todo dia”, ressaltou a coordenadora Aurilândia Leal.

Na Clisam, a enfermeira Rhaylla Pio alertou as pacientes atendidas sobre a importância da prevenção, do planejamento familiar, da higienização e dos tratamentos voltados para esse público. “Somos privilegiadas por termos um serviço direcionado a nós. É preciso procurar para prevenir, não só para tratar doenças”, pontuou.

Já na Unidade Básica Antenor Neiva, quem dirigiu a roda de conversa foi a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), juntamente com a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A programação segue durante todo este mês de maio, fechando as atividades com uma exposição, envolvendo toda a equipe de saúde e comunidade em geral, em praça pública, com a participação do Estado, trazendo também o Ônibus Lilás, um veículo que realiza atendimentos em todos os aspectos da saúde da mulher.