SAÚDE DA MULHER

Secretaria realiza roda de conversa sobre saúde da mulher

CCOM / quarta-feira, 2 maio , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, realizará, na manhã desta quinta-feira (3), uma roda de conversa sobre saúde da mulher, pré-natal, fatores de risco e violência obstétrica, com coordenadores da pasta e enfermeiros das equipes de Estratégias de Saúde da Família.

Saúde da Mulher

“Nós estaremos discutindo nessa roda de conversa com os enfermeiros e coordenadores, a melhor forma para estarmos cuidando dessas gestante. Vamos planejar ações para prevenir complicações durante as gestações”, explica a coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Aurilândia Rocha Leal.

Durante todo este mês de maio, a secretaria realiza uma série de atividades referentes ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Após trabalhar o tema junto aos coordenadores, a roda de conversa seguirá para o Hospital Regional Justino Luz (HRJL), Clínica Integrada de Saúde da Mulher (Clisam) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A programação inclui palestras para abordagem de assuntos sobre os direitos das mulheres, oficinas e também ações que trabalharão a importância do pré-natal, parto e puerpério, aleitamento materno, cuidados nutricionais da gestante e aspectos emocionais durante a gestação.

No hospital regional de Picos, a mesa abordará as taxas de mortalidade materna, com o alerta sobre o atendimento às mulheres. No encerramento, no dia 28 de maio, haverá ainda uma exposição, envolvendo toda a equipe de saúde e comunidade em geral, em praça pública, com a participação do Estado, trazendo também o Ônibus Lilás, um veículo que realiza atendimentos em todos os aspectos da saúde da mulher.