Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: Ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio foram promovidas e intensificadas durante todo mês

Diversos tipos de ações relacionados a temática foram idealizadas como rodas de conversa, palestras, oficinas e divulgação de serviços.

Durante todo mês de setembro, diversas ações foram idealizadas (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / sexta-feira, 1 outubro , 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Atenção Psicossocial II, o CAPS II, realizou durante todo o mês de setembro, diversas ações e atividades relacionados a campanha do Setembro Amarelo. Ações que visaram na prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A abertura oficial da Campanha do Setembro Amarelo foi realizada na UBS Belinha Nunes, no dia 01 de setembro. A partir deste pontapé inicial, outras ações foram realizadas, como, diversas rodas de conversas voltadas para públicos como, integrantes da Câmara de Vereadores, gestantes, alunos do Cursinho Municipal e usuários de saúde e profissionais. Durante este mês, a Secretaria de Educação realizou também o lançamento de um Projeto de Prevenção em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

Abertura oficial da Campanha do Setembro Amarelo (Foto: Maria Ivonete)

Relembre algumas ações!

Secretaria de Saúde em parceria com CAPS promove abertura oficial das ações relativas ao Setembro Amarelo

Saúde de Picos promove roda de conversa com integrantes da Câmara de Vereadores sobre o Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo Educação de Picos lança projeto de prevenção em Saúde Mental para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino

Prefeitura de Picos, Semtas e CRAS realizam roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

CAPS II desenvolve atividades voltadas para colaboradores

Coordenadoria da Juventude promove roda de conversa sobre o Setembro Amarelo com alunos do Cursinho Municipal

Além dessas ações destacadas, a SMS juntamente com o CAPS II, promoveram atividades específicas direcionadas a usuários de saúde e profissionais, que foram realizadas nas diversas UBS do município e outros espaços de Saúde. Dentre os locais visitados e com ações promovidas, estão: Fátima do Piauí, Passagem das Pedras, Pedrinhas, Cecília Néri I e II, Morro Grande, Paraibinha, Cristovinho, Antenor Neiva, Catavento, Paroquial, Torrões, Morada do Sol e Clisam.

A Coordenadora do CAPS II, Maninha, fez uma avaliação geral das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, realizadas durante o mês. Para ela, essa campanha cumpriu seu objetivo que foi de alertar sobre o suicídio e ao mesmo tempo sobre a valorização da vida.

“Todos nós, profissionais da Saúde somos multiplicadores de saúde para a população. Quero agradecer o apoio e incentivo do Secretário de Saúde, Aldo Gil, assim como, as UBS, o NASF e aos CAPS II e AD pelo apoio e intensidade da campanha, em realizar e idealizar esse movimento em relação a valorização da vida. Quero dizer que o nosso trabalho vai continuar nos CAPS e nas UBS, e que todos os CAPS estão de portas abertas para acolher e oferecer os nossos serviços à população”, frisou a Coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Maninha (Foto: Maria Ivonete)

Qualquer munícipe que necessitar de algum serviço relacionado com a saúde mental, deve procurar a UBS mais próxima a seu bairro ou comunidade, para que dessa maneira seja atendido ou encaminhado para ser acolhido e agraciado com um tratamento adequado.

“O CAPS II atende qualquer paciente que apresentar algum sofrimento psíquico ou de transtornos crônicos e persistentes. Já o CAPS AD, atende a usuários de álcool e substâncias psicoativas. Por fim, parabenizo toda a equipe que se fez presente nesta campanha, e quero fazer um pedido aos profissionais, para que continuemos a fazer esse trabalho, pois a vida é o mais importante”, finalizou Maninha.

Acompanhe a entrevista na íntegra!